UEPG participa do Colóquio “Repensando a Concessão de Bolsas no Sistema UAB” em Brasília

21 DE FEVEREIRO DE 2024

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), representada por Carlos Willians Jaques Morais, vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) das Instituições Públicas de Ensino Superior, participou do Colóquio “Repensando a Concessão de Bolsas no Sistema UAB”, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Brasília. Os encontros aconteceram na sede da Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que reúne autoridades do Ministério da Educação (MEC), do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB-Ipes), do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB (ForUAB-Polos), para debater possíveis ajustes nas regras de concessão de bolsas pela UAB.

Na abertura do Colóquio, a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, defendeu uma educação superior  acessível para todo o país  com uma educação a distância de qualidade. “Os cursos da UAB precisam garantir a qualidade, que é a marca de nossas instituições públicas. E esse sistema assegura que a educação superior chegue até aqueles que estão afastados dos grandes centros”, disse Denise. “A UAB é o maior sistema público de educação a distância do país. Atualmente, são mais de 122 mil matriculados em todo o território nacional”, acrescentou Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da CAPES.

O Sistema UAB é a principal ação indutora do EaD no governo federal. Nele, estudantes dos rincões do País têm acesso a cursos de instituições de ensino superior na modalidade a distância, com atendimento presencial nos mais de 890 polos distribuídos pelo Brasil.

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil

O Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais isolados do País, a partir da parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso, as ofertas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da Educação Básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.

Texto: CGCOM/CAPES com adaptação do Nutead

Foto: Thaís Mesquita